Os Benefícios resultantes da mistura de inserção social e música, são muito importantes na educação musical. Pensando assim o Instituto da Música promove cursos onde o fazer musical é coletivo:
Nestas aulas os alunos tocam em diversas formações de bandas variando estilos praticando o ato de tocar em grupo. Desta forma o aluno desenvolve e aplica conhecimentos de arranjo, improvisação e harmonia. Os grupos são formados de acordo com o nível em que se encontram os alunos. O repertório é progressivo e consistente para haja uma evolução dos alunos.
O conteúdo vai desde a montagem de equipamentos, desenvolvimento da consciência musical respeitando a função de cada instrumento, improvisação ao domínio das dinâmicas de uma apresentação em grupo.
Através do grupo os alunos formam um repertório com vários estilos as apresentações em público são frequentes e os alunos perdem o medo de palco. O grupo serve como motivação, ajuda na fixação e aprimoramento das técnicas apreendidas nas aulas. Participam deste grupo alunos de diferentes idades e é regido pela professora Jacqueline Caccuri Cassangi.
Consideramos a escolha do canto como meio musicalizador devido este oferecer naturalmente todas as propriedades sonoras, rítmicas e harmônicas, desenvolve a audição, percepção e socialização. Para este fim montamos dois corais:
Para crianças de 05 a 12 anos.
O objetivo do coro é desenvolver na criança a confiança em si mesma ao cantar, adquirindo a técnica necessária para o manejo adequado da voz e valorizando a própria produção vocal e a dos outros; cantar respeitando as diferenças e limitações próprias e dos seus pares, mas também a utilizar o canto como um meio de comunicação.
Foi criado em 1996, com o objetivo de integrar e desenvolver a musicalidade dos alunos do Instituto da Música. Iniciou como Coral Juvenil e com o tempo passou a integrar vozes adultas. Hoje reúne 31 participantes que tem sua marca estampada em suas camisetas “somos únicos mas unidos pela música”.
O coral se apresenta em Maringá e região e participa ativamente de festivais e encontros, promove espetáculos de corais e dedica-se aos especiais lançados pelo Instituto da Música junto com outros grupos da escola.
Seu repertório é constituído basicamente de músicas populares. Atualmente está sob a regência de Adylamar Belmont Silveira e acompanhado pela pianista Mirian Ferreira.