O desejo de CANTAR, aprender a TOCAR UM INSTRUMENTO ou participar e um grupo de MUSICALIZAÇÃO aparece também na idade adulta e avançada. Ao longo dos anos o funcionamento cerebral sofre alterações, fazendo com que a capacidade deste órgão diminua significativamente se não cuidarmos dele. Uma pesquisa recente feita por médicos de vários países aponta que as pessoas com mais de 60 anos, quando submetidas à prática musical e se exercitaram com algum tipo de instrumento como piano, violão ou violino, mostraram-se menos suscetíveis a doenças cerebrais como Alzheimer e esquizofrenia. Constatou-se que a prática de um instrumento musical nos torna mais lúcidos e criativos, estimulando todo o cérebro. É essencial compreender que um adulto mesmo com idade avançada possui capacidade de aprender, portanto não há obstáculo entre o querer e aprender.
Muitos adultos adoram música, entretanto, dizem não ter dom, habilidades para aprender a tocar algum instrumento ou mesmo cantar, o que não é verdade. Qualquer pessoa pode aprender estes dons. Mas para os alunos que não querem tocar um instrumento e preferem uma vivência musical, temos o curso de Musicalização. As aulas de musicalização são em grupo e envolvem atividades de audição, percepção rítmica e melódica o canto com técnicas básicas de aquecimento vocal e canto em conjunto e a prática de pequenos instrumentos de percussão.
A estimulação mental envolvida em tocar e ouvir música pode promover uma melhor memória em pacientes com a doença de Alzheimer. Em um estudo feito em pacientes com a doença, concluiu-se que a memória musical foi mantida muito melhor do que a palavra falada. Isso se deve principalmente ao aumento da excitação causado pela música, o que leva a uma maior atenção e memória.